Blog

10 Frutas Vermelhas que fazem bem pra saúde

A alimentação para ser adequada deve ser variada e conter todos os grupos de alimentos como, frutas, legumes, verduras, cereais, sementes oleaginosas e alimentos de origem animal como carnes, ovos, leite e seus derivados. A alimentação variada previne deficiências nutricionais e protege nosso organismo de muitas doenças, porque é rica em nutrientes e substâncias bioativas funcionais que podem melhorar a função imunológica (1).

 

Lembre-se que uma alimentação saudável contribui para proteção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas (1).

O Guia Alimentar para População Brasileira sugere o consumo diário de 5 a 9 porções que incluam frutas e hortaliças. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS/FAO) é o consumo diário de 400g de frutas e hortaliças (2,3).

 

As frutas são uma excelente opção para os adeptos de uma alimentação com objetivo de redução da gordura corporal. As frutas são nutritivas e contêm vitaminas, minerais e substâncias bioativas, algumas das quais especialmente importantes para a saúde humana. Entre as principais substâncias bioativas podemos citar as compostos fenólicos ou polifenóis que são encontradas principalmente nas frutas e alimentos de origem vegetal.

 

Confira abaixo nossa lista de 10 frutas que fazem bem pra saúde:

 

 

Amora - Frutas Vermelhas - Atividade antioxidante

Amora - Antioxidante natural e bem-estar para as mulheres

A amora faz parte do grupo das frutas vermelhas e contém alta concentração de compostos fenólicos conhecidos como antocioninas que conferem coloração característica dessa fruta e desempenham importante função antioxidante (4).

A amora apresenta atividade antioxidante, ou seja, tem a capacidade de auxiliar na proteção das células, reduzindo o risco de doenças e retardando o envelhecimento. O consumo de amora, em conjunto com derivados da soja, pode proporcionar qualidade de vida e bem-estar das mulheres em período de menopausa. A amora é também rica em fibra alimentar, o que traz benefícios para o normal funcionamento do organismo.

 

 

Maçã - Frutas Vermelhas - Auxiliar em Dietas

Maçã - fruta com baixa caloria, ideal para dietas

A maçã é uma fruta é uma suculenta e saborosa, trazendo inúmeros benefícios para nossa saúde. A maçã é nutritiva é contem fósforo, potássio, betacaroteno e vitaminas B1, B2, B6, C e Niacina. A maçã é uma ótima dica para quem está começando uma dieta, por ser uma fruta de baixa caloria (5).

A maçã é uma das principais frutas que apresenta pectina, como fibra alimentar em sua composição. A pectina é um tipo de fibra alimentar que proporciona efeitos fisiológicos benéficos como a redução do nível colesterol total e/ou LDL colesterol e também auxilia no funcionamento normal do intestino (6,7).

 

Melancia - Frutas Vermelhas - Diurético Natural

Melancia - Hidratação natural para sua dieta Detox

Fruta extremamente popular e com certeza uma das maiores da natureza, a melancia é composta por mais de 90% de água e é amplamente utilizada em sucos, ou consumida em seu estado natural. Por ser rica em água é uma excelente opção para hidratação, trazendo também benefícios diuréticos e pode ser consumida em dietas popularmente conhecidas pelo termo “detox”. A água contribui para manutenção da regulação normal da temperatura corporal e das funções físicas e cognitivas normais (5,10).

Goji Berry - Frutas Vermelhas - Antioxidante Natural

Goji Berry - a exótica fruta oriental

O Goji Berry é uma fruta de exótica que ganhou muita notoriedade nos últimos anos. De origem asiática, é encontrada no Brasil em sua forma desidratada. As frutas do Goji Berry contêm importantes quantidades de carotenoides conhecidos como luteína e zeaxantina que podem auxiliar na saúde dos olhos e na manutenção de uma visão normal. O Goji berry também apresenta ação antioxidante que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis causadas pelos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento (11).

 

Framboesa - Frutas Vermelhas - Antioxidante Natural

Framboesa - função diurética e antioxidante

A Framboesa é muito conhecida no Brasil na forma de geleias, doces e sucos, mas é uma fruta difícil de ser encontrada no mercado na sua forma fresca in natura. A saborosa fruta da framboesa contém cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A, B1, B2, C, ácido fólico e excelentes quantidades de fibra alimentar.  

A framboesa contém ácido elágico e as famosas antocianinas que funcionam como poderosos antioxidantes, que protegem o organismo dos efeitos danosos dos radicais livres e apresentam também propriedades diuréticas auxiliando na eliminação de líquidos (8,15).

Acerola - Frutas Vermelhas - Fruta rica em Vitamina C

Acerola - a frutinha rica em Vitamina C

A Acerola é uma pequena fruta originária da América Central e que tornou-se muito conhecida por ser uma excelente fonte de Vitamina C. O consumo de apenas 3 frutinhas é suficiente para atender a necessidade diária de Vitamina C de uma pessoa adulta. Com essa característica marcante, a acerola é uma excelente fonte de vitamina C e aliada da nossa alimentação.

A vitamina C contribui para o normal funcionamento do sistema imunológico, sistema nervoso e formação de colágeno para o funcionamento normal dos vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas, dentes e da pele. A vitamina C é considerada vital devido aos inúmeros benefícios para nossa saúde, além de aumentar a absorção de ferro e contribuir para redução do cansaço e da fadiga (10).

 

Morango - Frutas Vermelhas - Atividade Antioxidante

Morango - a sobremesa rica em vitaminas

Uma das frutas mais utilizadas em sobremesas, bolos e sucos, o morango também traz naturalmente inúmeros benefícios para a saúde. Nutricionalmente os frutos do morango apresentam fibras alimentares, vitaminas do complexo B, betacaroteno, vitamina C, magnésio, ferro, fósforo e potássio.

Contêm ainda compostos antioxidantes, auxiliando assim o combate ao envelhecimento precoce das células (5,12).

Açaí da Amazônia - Frutas Vermelhas - Energia e Disposição

Açaí - a fruta da amazônia que conquistou o mundo

O Açaí é uma fruta típica da região amazônica, mas dificilmente é encontrado in-natura em outras regiões do Brasil. Normalmente é consumido na forma desidratada, em receitas típicas, bebidas e sorvetes. A polpa da fruta do açaí é bastante nutritiva contendo lipídios (ômega-9), carboidratos e fibra alimentar, além de apresentar boas quantidades de sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e as vitaminas A e E.

A fruta do Açaí é muito apreciada por praticantes de atividade física por ser considerada refrescante e energética (5,13).

 

Cereja - Frutas Vermelhas - Antioxidante Natural

Cereja - antioxidante natural com atividade diurética

Muito apreciada em sobremesas, bolos, doces e bebidas, a cereja traz propriedades naturais que valorizam ainda mais o seu sabor. Os principais nutrientes presentes são as vitaminas A, B1, B2, B6, C e K, bem como os minerais, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Entre as substâncias bioativas funcionais as antocianinas merecem destaque com sua essencial função antioxidante no combate aos radicais livres (8,14).

As cerejas são suculentas, saborosas e apresentam propriedades refrescantes e diuréticas que auxiliam na eliminação de líquidos (15).

Referências

  1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar Para a População Brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília, Ministério da Saúde, 2008. 210p.
  2. PHILIPPI, S.T. et al. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Revista de Nutrição,12, n.1, p.65-80, 1999.
  3. FALLER, A.L.K. et al.Disponibilidade de polifenóis em frutas e hortaliças consumidas no Brasil.  Saúde Pública, v.43, n.2, p.211-218, 2009.
  4. HASSIMOTTO, N.M.A.; et al.; Physico-chemical characterization and bioactive compounds of blackberry fruits (Rubus ) grown in Brazil. Ciênc. Tecnol. Aliment., v.28, n.3, p.702-708, 2008.
  5. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. NEPA-UNICAMP: Campinas, 4.ed., 2011. 161p.
  6. CANTERI, M.H. et al. Extraction of pectin from apple pomace.Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 48, n. 2, p. 259-266, 2005.
  7. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Fibra alimentar. ILSI Brasil-International: São Paulo, volume 18, 2011.
  8. Tabela de composição de alimentos. Disponível em: <http://tabnut.dis.epm.br/alimento>. Acesso em maio de 2017.
  9. HOFFMANN, A. Mirtilo: aspectos gerais da cultura. Pelotas: Embrapa Uva e Vinhos, (site embrapa). 2008.
  10. UNION EUROPEAN. REGULAMENTO (UE) n.º 432/2012 DA COMISSÃO de 16 de maio de 2012, que estabelece uma lista de alegações de saúde permitidas relativas a alimentos que não referem a redução de um risco de doença ou o desenvolvimento e a saúde das crianças. Jornal Oficial da União Europeia, L136, p.1-40, 2012.
  11. AMAGASE, H. et al. A review of botanical characteristics, phytochemistry, clinical relevance in efficacy and safety of Lycium barbarum fruit (Goji). Food Research International44, n.7, p.702-1717, 2011.
  12. QUINATO, É.E. et al. Aspectos nutricionais e funcionais do morango.Visão Acadêmica, v. 8, n. 1, 2007.
  13. SCHAUSS, A.G. Acaí (Euterpe oleracea Mart.): A macro and nutrient rich palm fruit from the Amazon rain forest with demonstrated bioactivities in vitro and in vivo.Bioactive foods in promoting health: Fruits and vegetables, p. 479-490, 2010.
  14. GONÇALVES, B. et al. Variação, do teor em compostos fenólicos em cerejas.Maduración y post-recolección de frutos y hortalizas, p. 263, 2003.
  15. Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to various food(s)/food constituent(s). EFSA Journal, v.8, n.10, p.1-49, 2010.
  16. FETROW, C.W. et al. Manual de medicina alternativa para o professional. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2000. 743p.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 WooCommerce Floating Cart

Nenhum produto no carrinho.