Água é Saúde

A água é fundamental para a nossa sobrevivência e para manutenção do nosso estado de saúde. A quantidade de água no nosso corpo pode variar de 60 a 75%. Essa quantidade varia em função do sexo, idade e quantidade de gordura presente no corpo. As mulheres têm menor quantidade por possuírem maior quantidade de tecido adiposo. Ao longo da vida e com o envelhecimento a quantidade de água corporal também diminui.

 

Quanto de água deve ser ingerido todo dia?

Ingerir o suficiente para que  a urina seja abundante, clara e sem cheiro (inodora). Água pura é a melhor forma de repor a quantidade de água perdida pelo organismo. Apesar de ela estar presente naturalmente nos alimentos e bebidas que consumimos normalmente, existe uma ideia muito bem aceita de que devemos ingerir de 2 a 3 litros de por dia. As pessoas com um elevado volume urinário apresentam uma menor incidência de pedra nos rins e que a ação de desintoxicação da água pode reduzir o risco de infecção do trato urinário, em especial para mulheres. A falta de água ou baixo consumo pode causar fraqueza, tontura, dores de cabeça, cansaço e levar a constipação (prisão de ventre), problemas renais, hipertensão arterial, quadro de desidratação (boca seca, urina escura e lábios rachados), cabelos secos e a pele seca e áspera.

 

Ao longo do dia, perdemos aproximadamente 2 litros de por meio da urina, respiração, transpiração e outras atividades que mantêm as funções vitais do organismo. O nosso corpo não possui reservas ou condições de armazena-la. Dessa forma, é essencial que a sua reposição seja diária para manter a saúde. Em medidas caseiras isso representa a ingestão de 8 copos de durante o dia.

 

A água desempenha funções vitais na nossa vida, aqui vão alguns benefícios da importância de beber água:

• Fundamental para os processos fisiológicos de digestão e absorção de nutrientes;
• Auxilia na excreção de toxinas;
Regula a temperatura do corporal e evita que o corpo esquente demais;
Transporte de nutrientes para as células;
Controle do peso – sensação de saciedade e ajuda no controle de peso, além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para funcionar.
Beleza da Pele – revitalização das células da pele e mucosas. Na pele ocorre a hidratação de dentro para fora, eficaz para evitar ressecamento e descamação.

 

A água é vital para melhorar nossa qualidade de vida. Como na maioria das coisas da vida há um ponto de equilíbrio, uma quantidade não muito pequena nem muito grande. O importante é que você não espere sentir sede para bebe-la. O nosso corpo necessita de ingestão continua de água em intervalos de duas horas, a maior parte nas primeiras horas do dia. Como regra geral beba água ao longo do dia para não sentir sede. Reabasteça seu organismo com frequência.

 

 

Referências >>

BBC Brasil. Realmente precisamos tomar dois litros de água por dia? Disponível em: <http:// www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131011_dois_litros_agua_lk.shtml>, Publicado: 12/10/2013.

Candeias, V. et al. Princípios para uma Alimentação Saudável. Direcção Geral da Saúde. Lisboa, 2005.

Medeiros, T. Cinco bons motivos para não deixar de tomar água. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/noticias/cinco-bons-motivos-para-nao-deixar-de-tomar-agua/>,Acesso em: 13 de março de 2014.

Perroni, C. Importância da água: recomenda-se ingestão de dois a três litros diários. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2012/11/importancia-da-ingestao-de-agua-diariamente-e-reposicao-nos-treinos.html>, Publicado: 23/11/2012.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *