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10 Frutas Vermelhas que fazem bem pra saúde

A alimentação para ser adequada deve ser variada e conter todos os grupos de alimentos como, frutas, legumes, verduras, cereais, sementes oleaginosas e alimentos de origem animal como carnes, ovos, leite e seus derivados. A alimentação variada previne deficiências nutricionais e protege nosso organismo de muitas doenças, porque é rica em nutrientes e substâncias bioativas funcionais que podem melhorar a função imunológica (1).

 

Lembre-se que uma alimentação saudável contribui para proteção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas (1).

O Guia Alimentar para População Brasileira sugere o consumo diário de 5 a 9 porções que incluam frutas e hortaliças. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS/FAO) é o consumo diário de 400g de frutas e hortaliças (2,3).

 

As frutas são uma excelente opção para os adeptos de uma alimentação com objetivo de redução da gordura corporal. As frutas são nutritivas e contêm vitaminas, minerais e substâncias bioativas, algumas das quais especialmente importantes para a saúde humana. Entre as principais substâncias bioativas podemos citar as compostos fenólicos ou polifenóis que são encontradas principalmente nas frutas e alimentos de origem vegetal.

 

Confira abaixo nossa lista de 10 frutas que fazem bem pra saúde:

 

 

Amora - Frutas Vermelhas - Atividade antioxidante

Amora - Antioxidante natural e bem-estar para as mulheres

A amora faz parte do grupo das frutas vermelhas e contém alta concentração de compostos fenólicos conhecidos como antocioninas que conferem coloração característica dessa fruta e desempenham importante função antioxidante (4).

A amora apresenta atividade antioxidante, ou seja, tem a capacidade de auxiliar na proteção das células, reduzindo o risco de doenças e retardando o envelhecimento. O consumo de amora, em conjunto com derivados da soja, pode proporcionar qualidade de vida e bem-estar das mulheres em período de menopausa. A amora é também rica em fibra alimentar, o que traz benefícios para o normal funcionamento do organismo.

 

 

Maçã - Frutas Vermelhas - Auxiliar em Dietas

Maçã - fruta com baixa caloria, ideal para dietas

A maçã é uma fruta é uma suculenta e saborosa, trazendo inúmeros benefícios para nossa saúde. A maçã é nutritiva é contem fósforo, potássio, betacaroteno e vitaminas B1, B2, B6, C e Niacina. A maçã é uma ótima dica para quem está começando uma dieta, por ser uma fruta de baixa caloria (5).

A maçã é uma das principais frutas que apresenta pectina, como fibra alimentar em sua composição. A pectina é um tipo de fibra alimentar que proporciona efeitos fisiológicos benéficos como a redução do nível colesterol total e/ou LDL colesterol e também auxilia no funcionamento normal do intestino (6,7).

 

Melancia - Frutas Vermelhas - Diurético Natural

Melancia - Hidratação natural para sua dieta Detox

Fruta extremamente popular e com certeza uma das maiores da natureza, a melancia é composta por mais de 90% de água e é amplamente utilizada em sucos, ou consumida em seu estado natural. Por ser rica em água é uma excelente opção para hidratação, trazendo também benefícios diuréticos e pode ser consumida em dietas popularmente conhecidas pelo termo “detox”. A água contribui para manutenção da regulação normal da temperatura corporal e das funções físicas e cognitivas normais (5,10).

Goji Berry - Frutas Vermelhas - Antioxidante Natural

Goji Berry - a exótica fruta oriental

O Goji Berry é uma fruta de exótica que ganhou muita notoriedade nos últimos anos. De origem asiática, é encontrada no Brasil em sua forma desidratada. As frutas do Goji Berry contêm importantes quantidades de carotenoides conhecidos como luteína e zeaxantina que podem auxiliar na saúde dos olhos e na manutenção de uma visão normal. O Goji berry também apresenta ação antioxidante que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis causadas pelos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento (11).

 

Framboesa - Frutas Vermelhas - Antioxidante Natural

Framboesa - função diurética e antioxidante

A Framboesa é muito conhecida no Brasil na forma de geleias, doces e sucos, mas é uma fruta difícil de ser encontrada no mercado na sua forma fresca in natura. A saborosa fruta da framboesa contém cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A, B1, B2, C, ácido fólico e excelentes quantidades de fibra alimentar.  

A framboesa contém ácido elágico e as famosas antocianinas que funcionam como poderosos antioxidantes, que protegem o organismo dos efeitos danosos dos radicais livres e apresentam também propriedades diuréticas auxiliando na eliminação de líquidos (8,15).

Acerola - Frutas Vermelhas - Fruta rica em Vitamina C

Acerola - a frutinha rica em Vitamina C

A Acerola é uma pequena fruta originária da América Central e que tornou-se muito conhecida por ser uma excelente fonte de Vitamina C. O consumo de apenas 3 frutinhas é suficiente para atender a necessidade diária de Vitamina C de uma pessoa adulta. Com essa característica marcante, a acerola é uma excelente fonte de vitamina C e aliada da nossa alimentação.

A vitamina C contribui para o normal funcionamento do sistema imunológico, sistema nervoso e formação de colágeno para o funcionamento normal dos vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas, dentes e da pele. A vitamina C é considerada vital devido aos inúmeros benefícios para nossa saúde, além de aumentar a absorção de ferro e contribuir para redução do cansaço e da fadiga (10).

 

Morango - Frutas Vermelhas - Atividade Antioxidante

Morango - a sobremesa rica em vitaminas

Uma das frutas mais utilizadas em sobremesas, bolos e sucos, o morango também traz naturalmente inúmeros benefícios para a saúde. Nutricionalmente os frutos do morango apresentam fibras alimentares, vitaminas do complexo B, betacaroteno, vitamina C, magnésio, ferro, fósforo e potássio.

Contêm ainda compostos antioxidantes, auxiliando assim o combate ao envelhecimento precoce das células (5,12).

Açaí da Amazônia - Frutas Vermelhas - Energia e Disposição

Açaí - a fruta da amazônia que conquistou o mundo

O Açaí é uma fruta típica da região amazônica, mas dificilmente é encontrado in-natura em outras regiões do Brasil. Normalmente é consumido na forma desidratada, em receitas típicas, bebidas e sorvetes. A polpa da fruta do açaí é bastante nutritiva contendo lipídios (ômega-9), carboidratos e fibra alimentar, além de apresentar boas quantidades de sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e as vitaminas A e E.

A fruta do Açaí é muito apreciada por praticantes de atividade física por ser considerada refrescante e energética (5,13).

 

Cereja - Frutas Vermelhas - Antioxidante Natural

Cereja - antioxidante natural com atividade diurética

Muito apreciada em sobremesas, bolos, doces e bebidas, a cereja traz propriedades naturais que valorizam ainda mais o seu sabor. Os principais nutrientes presentes são as vitaminas A, B1, B2, B6, C e K, bem como os minerais, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Entre as substâncias bioativas funcionais as antocianinas merecem destaque com sua essencial função antioxidante no combate aos radicais livres (8,14).

As cerejas são suculentas, saborosas e apresentam propriedades refrescantes e diuréticas que auxiliam na eliminação de líquidos (15).

Referências

  1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar Para a População Brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília, Ministério da Saúde, 2008. 210p.
  2. PHILIPPI, S.T. et al. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Revista de Nutrição,12, n.1, p.65-80, 1999.
  3. FALLER, A.L.K. et al.Disponibilidade de polifenóis em frutas e hortaliças consumidas no Brasil.  Saúde Pública, v.43, n.2, p.211-218, 2009.
  4. HASSIMOTTO, N.M.A.; et al.; Physico-chemical characterization and bioactive compounds of blackberry fruits (Rubus ) grown in Brazil. Ciênc. Tecnol. Aliment., v.28, n.3, p.702-708, 2008.
  5. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. NEPA-UNICAMP: Campinas, 4.ed., 2011. 161p.
  6. CANTERI, M.H. et al. Extraction of pectin from apple pomace.Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 48, n. 2, p. 259-266, 2005.
  7. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Fibra alimentar. ILSI Brasil-International: São Paulo, volume 18, 2011.
  8. Tabela de composição de alimentos. Disponível em: <http://tabnut.dis.epm.br/alimento>. Acesso em maio de 2017.
  9. HOFFMANN, A. Mirtilo: aspectos gerais da cultura. Pelotas: Embrapa Uva e Vinhos, (site embrapa). 2008.
  10. UNION EUROPEAN. REGULAMENTO (UE) n.º 432/2012 DA COMISSÃO de 16 de maio de 2012, que estabelece uma lista de alegações de saúde permitidas relativas a alimentos que não referem a redução de um risco de doença ou o desenvolvimento e a saúde das crianças. Jornal Oficial da União Europeia, L136, p.1-40, 2012.
  11. AMAGASE, H. et al. A review of botanical characteristics, phytochemistry, clinical relevance in efficacy and safety of Lycium barbarum fruit (Goji). Food Research International44, n.7, p.702-1717, 2011.
  12. QUINATO, É.E. et al. Aspectos nutricionais e funcionais do morango.Visão Acadêmica, v. 8, n. 1, 2007.
  13. SCHAUSS, A.G. Acaí (Euterpe oleracea Mart.): A macro and nutrient rich palm fruit from the Amazon rain forest with demonstrated bioactivities in vitro and in vivo.Bioactive foods in promoting health: Fruits and vegetables, p. 479-490, 2010.
  14. GONÇALVES, B. et al. Variação, do teor em compostos fenólicos em cerejas.Maduración y post-recolección de frutos y hortalizas, p. 263, 2003.
  15. Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to various food(s)/food constituent(s). EFSA Journal, v.8, n.10, p.1-49, 2010.
  16. FETROW, C.W. et al. Manual de medicina alternativa para o professional. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2000. 743p.

7 Alimentos Termogênicos para complementar sua dieta ou treino

"Alimentos Termogênicos" "Suplementos Termogênicos" ou simplesmente "Termogênicos" são termos que tem estado em alta nos últimos meses. Qualquer frequentador de academias ou leitor assíduo de matérias que tratam de alimentação natural já deve te-las ouvido.

 

Mas o que é um termogênico? 

 

Por definição, alimentos termogênicos são aqueles que elevam a temperatura corporal, ajudando a desprender calorias e dando energia para a prática de atividades físicas. Diferente do que muitas empresas divulgam, os termogênicos não agem diretamente como redutor de peso. Entretanto, se forem combinados com exercícios físicos regulares e alimentação balanceada, eles auxiliam na queima de gorduras.

 

Os benefícios dos Termogênicos

Como foi dito, os termogênicos têm a capacidade de elevar a temperatura corporal, a com isso trazem benefícios para o metabolismo, ajudam a dar energia e mantém o corpo em estado de alerta . Devido a esta característica, esses alimentos são muito utilizados em dietas de redução de peso, e também como complemento para pessoas que praticam exercícios físicos e/ou frequentam academias.

 

Alimentos Termogênicos

Alimentos termogênicos são facilmente encontrados no dia-a-dia. Existem diversas opções naturais que trazem esses benefícios. Listamos abaixo alguns deles:

 

 

Canela - Alimento Termogênico Natural

Canela

A Canela é um condimento fundamental em qualquer cozinha e presente em centenas de receitas. A Canela é uma casca proveniente da Caneleira, árvore nativa no Sri Lanka (Ásia), e é uma das especiarias mais utilizadas em no mundo, como condimento e aromatizante em diversas receitas. É um ingrediente bastante interessante na substituição do açúcar em alimentos e bebidas, sendo assim traz benefícios para o controle da diabetes. Concluindo, além de trazer todos os benefícios termogênicos já mencionados,  a canela tem a ampla possibilidade de uso culinário.

Gengibre - Alimento Termogênico Natural

Gengibre

O gengibre, é uma planta com origem nas regiões da China e Índia e que atualmente é facilmente encontrado em qualquer mercado. A parte utilizada do Gengibre são os chamados rizomas, que nada mais são que a parte do caule disposta abaixo da superfície. Seu uso culinário é bastante presente em chás, sucos, geleias e doces. Além do seu sabor forte, adstringente e agradável, o Gengibre também exerce funções importantes para o organismo. Sendo rico em substancias termogênicas, o gengibre potencializa a atividade metabólica, o que pode auxiliar na queima de gordura corporal. A planta também possui ação antioxidante e anti-inflamatória, devido à presença da substância gingerol, que também é responsável pelo sabor característico do gengibre.

Pimenta - Alimento Termogênico Natural

Pimenta

O mais famoso alimento termogênico, e sempre citado quando o assunto é aumento das atividades metabólicas, é a pimenta. Não é à toa que a pimenta dá a sensação imediata de queimação; isso está diretamente ligado à sua atividade termogênica. Tendo uma infinidade de espécies, as pimentas são vastamente utilizada na culinária, em seu estado natural, como tempero ou acompanhamento. É também encontrada em produtos industrializados, como chocolates e geleias. A pimenta, além de suas funções termogênicas, que auxiliam nas dietas de perda de peso, também são utilizadas no tratamento de doenças inflamatórias, como artrite, e no alívio em dores crônicas.

 

Chá Verde - Camellia sinensis - Alimento Termogênico Natural

Chá Verde

O Chá Verde é preparado com a infusão das folhas da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás branco, preto e vermelho. O maior produtor mundial do Chá Verde é a China, mas seu cultivo e consumo espalharam-se por todo mundo. De sabor amargo, mas agradável, o Chá Verde é um dos chás mais antigos consumidos pelo homem. É muito utilizado na medicina popular para dietas de emagrecimento, desintoxicação do organismo, como energético, termogênico e até mesmo para prevenir o envelhecimento, por conter compostos antioxidantes.

 

Guaraná - Termogênico Natural

Guaraná

O guaraná (Paullinia cupana) é um cipó nativo da floresta amazônica, espalhando-se desde o Brasil até outros países da região, como o Peru, Colômbia e Venezuela. A parte da planta mais utilizada é o fruto, pequeno, com casca vermelha e poupa branca e preta que lembra o formato de um olho, o que inspirou várias lendas indígenas. O fruto é rico em cafeína e é muito utilizado em refrigerantes, sucos, na culinária e na forma de suplementos. É muito utilizado popularmente como estimulante físico e mental. Com ação termogênica, ajuda a diminuir a sensação de fadiga e aumenta a concentração e a rapidez de raciocínio.

 

Erva Mate - Chimarrão - Alimento Termogênico Natural

Erva Mate - Chimarrão

A Erva-Mate (Ilex paraguariensis) é a planta utilizada no preparo do chimarrão. Esta bebida tradicional da região Sul do Brasil e dos países vizinhos Argentina, Paraguai e Uruguai é uma herança centenária dos povos indígenas que habitavam a região. Muito mais que uma tradição, o consumo da Erva-Mate pode trazer diversos benefícios para a saúde. Ela possui ação termogênica e energética, revigorando e dando disposição para as atividades físicas e mentais, em função da presença da Cafeína. Além disso, o chimarrão apresenta função diurética, digestiva e antioxidante.

Café - Alimento Termogênico Natural

Café

O café é a bebida preferida do brasileiro para começar o dia. Essa popularidade não é à toa, pois o Brasil é o maior produtor mundial do grão. Independente de qual é a sua receita favorita, seja coado, expresso, capuccinno, com leite ou outros ingredientes, o fato é que o café traz inúmeros benefícios para o organismo. O principal deles está ligado à sua função termogênica e energética. Por conter cafeína, o café dá energia e disposição tanto para as atividades físicas quando para as atividades mentais que exijam raciocínio e concentração.

Referências

Foto ChimarrãoKátia Goretti Dias Vazzoller

7 chás para os dias frios do Inverno

A chegada do inverno traz consigo, além do típico friozinho dos meses de junho, julho e agosto, alguns sintomas característicos da época, como gripes, resfriados além dos mais diversos problemas respiratórios.

 
Para amenizar os sinais negativos da estação, uma boa opção é sempre o consumo de bebidas quentes, como café, chá ou até mesmo o típico quentão, juntamente com pratos tradicionais da época, como sopas e canjas.

 
O consumo de chás, além de ajudar a espantar o frio, também auxilia no combate as enfermidades decorrentes do enfraquecimento do sistema imunológico. Em publicação do portal Atlas da Saúde estão listadas algumas plantas e seus benefícios para o organismo. Adicionamos a esta lista algumas dicas da Chamel para você enfrentar os dias frios do ano:

 

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Psyllium – Fonte de fibras e Vitamina C

O Psyllium  em cápsulas veio para auxiliar a sua alimentação diária. A sua desenvolvida apresentação cápsulas permite um fácil e rápido consumo e contêm ingredientes naturais rico em fibras dietéticas e vitamina C, nutrientes essenciais para nossa dieta. As fibras dietéticas retêm água e acrescem volume para auxiliar o movimento do sistema digestivo, facilitando o funcionamento do intestino. Continue lendo…

Água é Saúde

A água é fundamental para a nossa sobrevivência e para manutenção do nosso estado de saúde. A quantidade de água no nosso corpo pode variar de 60 a 75%. Essa quantidade varia em função do sexo, idade e quantidade de gordura presente no corpo. As mulheres têm menor quantidade por possuírem maior quantidade de tecido adiposo. Ao longo da vida e com o envelhecimento a quantidade de água corporal também diminui.

 

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