Farinha Branca x Farinha Integral - Qual é mais saudável?

Farinha Branca ou Integral – Qual é mais saudável?

Bolos, pães, biscoitos, pizzas e mais uma infinidade de massas e receitas. Todas essas delícias da culinária possuem um ingrediente em comum: a farinha, fonte de fibras, potássio, cálcio e ferro. Mas você sabia que existe uma grande quantidade de tipos e cada um deles com características específicas? Vamos falar sobre farinha branca X farinha integral

Farinhas Brancas

A mais conhecida e utilizada de todas é a farinha branca, geralmente produzida a partir do trigo. Ela possui maior quantidade de glúten se comparada a farinhas integrais. O glúten presente nesse tipo de farinha faz com que suas massas fiquem mais macias, por isso é muito empregada na culinária.

Também é grande fonte de calorias. É mais rapidamente absorvida pelo organismo, fornecendo energia imediata, o que faz com que seja usada por praticantes de atividades físicas antes dos exercícios. Entretanto, o processo de refinamento pelo qual a farinha branca passa faz com que perca grande quantidade de nutrientes.

Farinhas Integrais

As farinhas integrais, por sua vez, conservam grande parte dos nutrientes, por isso são mais ricas em fibras, vitaminas, proteínas e minerais. Apesar de não estar diretamente relacionada à perda de peso, tendo em vista que a quantidade de carboidratos é semelhante às farinhas brancas, sua absorção é mais lenta, o que faz com que a sensação de saciedade aumente, sendo auxiliar em dietas. É empregada no controle de colesterol, melhora o funcionamento intestinal e ajuda e reduzir a absorção de glicose no sangue.

Existe uma infinidade de farinhas integrais. As farinhas de milho, arroz e coco, por exemplo, são muito usadas por celíacos por não possuírem glúten. A farinha de aveia é muitas vezes utilizada em conjunto com as farinhas brancas para a produção de pães e biscoitos ou em iogurtes, sucos e vitaminas. As farinhas de banana verde, centeio, quinoa, soja e linhaça são outras opções muito empregadas por aqueles que buscam alternativas às farinhas brancas tradicionais.

Farinha Branca x Farinha Integral - Qual é mais saudável?

As farinhas e suas infinitas aplicações

Farinha integral ajuda a emagrecer?

Independente da receita ou aplicação, é muito importante entender que as farinhas integrais podem ser benéficas ao organismo, desde que utilizadas com moderação. Seu uso em excesso pode causar constipação por conta da quantidade de fibras. Além do mais, o consumo excessivo de qualquer tipo de farinha (integral ou processada) pode estar relacionado ao aumento de peso devido à presença de carboidratos.

Afinal, qual é a farinha mais saudável?

Mesmo contendo porções semelhantes de carboidratos, é certo afirmar que as farinhas integrais são mais saudáveis que as farinhas brancas e processadas. Isso porque elas mantém os nutrientes, fibras, vitaminas, proteínas e minerais, ao passo que farinhas processadas pedem muitos destes compostos durante seu processamento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *